Nossa História

O Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais – HO, iniciou suas atividades clínicas no fim de 2010, ainda sob o nome de Vibra – Visão Brasil. A então clínica oftalmológica foi resultado da exitosa parceria público privada com a Casa de Caridade Rubens Nilo em Itanhandu/MG. O projeto contou com o empreendedorismo privado e o apoio de vários entes públicos cientes da histórica carência de atendimento oftalmológico especializado em toda macrorregião Sul de Minas. A parceria contou com o apoio dos secretários de saúde dos municípios da microrregião e da provedoria da Casa de Caridade, com especial incentivo do COSEM MG e CONASEMS. Trabalho árduo e sério durante a última década, fizeram a “pequena” Clínica Oftalmológica Vibra, conquistar passo a passo novos créditos e desafios.

Neste período, o serviço expandiu-se com novas unidades de atendimento:

Unidade de Atendimento avançado de Glaucoma em São Lourenço;
Unidade de Atendimento avançado de Glaucoma e Oftalmologia geral em Varginha;
Unidade de Atendimento avançado de Glaucoma em Poços de Caldas;
Unidade Móvel de Atendimento avançado de Glaucoma.

Em 2019, com a criação e início da construção do novo prédio vinculado a Casa de Caridade, a empresa passou por uma reestruturação, abandonando de vez o nome VIBRA, sendo substituido por Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais.

Seguindo a passos largos rumo a novos projetos, com forte expectativa de impacto na prevenção e tratamento da cegueira no Sul de Minas Gerais, em Agosto de 2020, iniciou-se o projeto de credenciamento como Residência Médica em Oftalmologia na CNRM, consolidando-se em 2021 como primeira Referência Pública no ensino em Oftalmologia em toda região Sul de Minas Gerais.
Em sumário, trata-se de uma história longa, com incontáveis obstáculos vencidos e a real convicção de que o HO tornar-se-á exemplo como parte importante e bem sucedida da Rede Nacional de Oftalmologia do SUS.